O plantio direto na capoeira e as melhorias na fertilidade do solo utilizado para agricultura familiar no Estado de Roraima
 

Mirian Cristina Gomes Costa

Haron Abrahim Magalhães Xaud

 

Na busca por uma alternativa viável ao uso do fogo no preparo de áreas de capoeira, a Embrapa, em parceria com outras instituições nacionais e estrangeiras, iniciou o Projeto Tipitamba. Durante aproximadamente dez anos, as atividades do Tipitamba se concentraram no Estado do Pará. Porém, nos últimos anos, a proposta de trituração de capoeira trazida pelo Tipitamba passou a ser testada nos demais Estados da Amazônia brasileira.

 

No início de 2006 as atividades de pesquisa do Projeto Tipitamba foram efetivamente implementadas no Estado de Roraima. Dentre as atividades de pesquisa que estão em andamento, foram instalados experimentos cujo principal objetivo é  determinar níveis de insumos que viabilizem a produção em sistemas consorciados (milho, arroz, feijão-caupi), com menor relação custo/benefício para o produtor, utilizando-se a tecnologia de plantio direto na capoeira a partir de sua trituração com implemento específico.

 

Conscientes do elevado custo do implemento, dos processos utilizados para triturar a capoeira e da condução da lavoura, as pesquisas têm sido feitas objetivando respostas não só em curto prazo, mas principalmente em médio e longo prazos. As pesquisas realizadas em outras regiões brasileiras sobre o sistema de plantio direto na palha indicam melhorias na fertilidade química, física e biológica do solo. Dentre tais melhorias, vale mencionar os efeitos da palha ainda não decomposta como cobertura de solo. Essa palha proporciona proteção contra erosão, reduzindo o impacto das gotas de chuva e, conseqüentemente, o escorrimento superficial. A palha também proporciona maior equilíbrio na temperatura do solo, evitando a incidência direta da luz solar.

 

Além dos efeitos favoráveis da presença da palha não decomposta, o material já decomposto também é benéfico. Em longo prazo, a decomposição da palha pode aumentar os teores de matéria orgânica do solo. Na fase final do processo de decomposição, forma-se uma substância denominada húmus que contém nutrientes que podem ser utilizados para nutrir as plantas que crescerão no local. Também é importante considerar o efeito do húmus como condicionador de solo, pois em função das características da estrutura orgânica, essa substância agrega as partículas, melhorando assim a estrutura física do solo.

 

Como um dos efeitos mais significativos do aumento dos teores de matéria orgânica do solo proporcionado pelo plantio direto na palha da capoeira, espera-se o aumento na chamada Capacidade de Troca Catiônica (CTC). Em linhas gerais, CTC é a capacidade que um solo possui de armazenar nutrientes para que estes sejam posteriormente utilizados pelas plantas. A maior parte dos solos brasileiros, inclusive os solos da região Amazônica, é constituída por solos pouco férteis e pobres em matéria orgânica. Assim, nesses solos, a principal forma de aumentar a capacidade de armazenar nutrientes, é a partir do aumento da matéria orgânica.

 

Do ponto de vista técnico, a alternativa ao uso do fogo proposta no Tipitamba é bastante consistente e promissora. Entretanto, para comprovar que a alternativa é viável tanto do ponto de vista ambiental, como econômico e social , há necessidade de pesquisa de longa duração que seja, preferencialmente, realizada com a participação dos agricultores que serão os principais executores do sistema de produção proposto.

 

O Tipitamba já começou a gerar os primeiro impactos positivos em Roraima. A trituração e o plantio foram realizados no campo experimental Serra da Prata (Mucajaí) e em áreas de agricultores (Apiaú e Vila Nova). Em diversos dias de campo, os plantios do Tipitamba já foram visitadas por técnicos, agricultores, estudantes universitários e gestores. Para 2007, o projeto espera colher mais resultados positivos em busca da sustentabilidade da agricultura familiar em Roraima – SEM NECESSIDADE DE FOGO !


Mirian Cristina Gomes Costa possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Roraima. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: fertilidade do solo, nutrição de plantas, adubação, sistema radicular, cana-de-açúcar, plantio na palha.
(Texto extraído do currículo Lattes)
Contato: mirian@cpafrr.embrapa.br
 

Haron Abrahim Magalhães Xaud possui mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1998). Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Roraima. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal , com ênfase em Manejo Florestal.
(Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Contato: haron@cpafrr.embrapa.br



Reprodução autorizada desde que citado o autor e a fonte


Dados para citação bibliográfica(ABNT):

COSTA, M.C.G.; XAUD, H.A.M. O plantio direto na capoeira e as melhorias na fertilidade do solo utilizado para agricultura familiar no Estado de Roraima. 2007. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2007_4/capoeira/index.htm>. Acesso em:


Publicado no Infobibos em 14/12/2007 

Veja Também...