Transferência participativa de tecnologias na agricultura familiar em Roraima: a experiência na comunidade Pirilândia

por Jane Maria Franco de Oliveira*

Como parte das atividades de transferência de tecnologias sob a coordenação da Embrapa Roraima está em execução, na comunidade de Pirilândia, município de Mucajaí (RR), projeto focado na produção de alimentos junto a agricultores familiares desta localidade.

O objetivo maior, além da oferta de alimentos e da preservação ambiental, é ampliar as oportunidades de trabalho e, principalmente de renda das famílias desta comunidade, com ênfase no fortalecimento da agricultura familiar. O projeto “Validação de tecnologias para agricultores familiares da comunidade de Pirilândia” teve início em agosto/2005 e tem duração prevista de 21 meses. O financiamento do projeto é feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social/ Programa Fome Zero. As instituições parceiras envolvidas neste projeto são a Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Prefeitura Municipal de Mucajaí.

Na Vila Pirilândia, distante aproximadamente 130 km de Boa Vista, moram atualmente, 30 famílias, que em sua maioria exploram pequenas áreas de 2 a 3 hectares (ha). As unidades de produção familiares estão baseadas no cultivo de culturas alimentares para o sustento das famílias e comercialização do pequeno excedente da produção nas feiras livres de Boa Vista.

O projeto em execução está focado em ações articuladas e participativas e as atividades estão centradas para a exploração dos recursos naturais, com ênfase para a utilização racional da água para irrigação de culturas de interesse; utilização de fertilizantes e corretivos com vista à otimização da capacidade produtiva do solo e exploração mais prolongada da área; criação de galinha caipira, como fonte de proteína animal para alimentação humana e recuperação de matas ciliares de igarapé existente na localidade, entre outras metas previstas.

Em 2006 foram realizadas atividades para o reconhecimento da oferta ambiental local, preparo de áreas, aplicação de corretivos e fertilizantes e reuniões com os agricultores. Nesta primeira fase estão integrados ao projeto 18 famílias e as atividades estão estabelecidas em nove propriedades (média de 1,5 ha/propriedade) e em uma área de 1,5 ha, que agrega nove agricultores em sistema de exploração coletiva. Em maio de 2006 foi realizado o plantio das culturas selecionadas, segundo o interesse dos agricultores, sendo a macaxeira, o milho, o arroz e o amendoim as mais cultivadas, tanto em cultivo solteiro como consorciados. Foram implantadas ainda Unidades Demonstrativas com as culturas da soja verde, para consumo como hortaliça, o amendoim, o milho e a macaxeira em diferentes sistemas de plantio. Nestas Unidades Demonstrativas o foco é apresentar resultados de tecnologias geradas, adaptadas ou adotadas pela Embrapa Roraima para o Estado e monitorar o desempenho dos materiais que estão sendo apresentados, nas condições do manejo e tratos culturais praticados pelo agricultor.

O resultado esperado, pelas ações já realizadas e por outras programadas é, sobretudo a melhoria da qualidade de vida das famílias, pelo aumento da oferta de alimentos e da renda. Esta resposta poderá repercutir em outros setores do cotidiano das famílias como integração das atividades agrícolas, cultivos sucessivos na mesma área, em função do uso racional de fertilizantes e rotação de culturas, e preservação ambiental através do uso racional dos recursos naturais existentes no local.


Jane Maria Franco de Oliveira possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1983), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1989) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2003). Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Roraima. Tem experiência na área de Agronomia. Atuando principalmente nos seguintes temas: leguminosa, capoeira, mineralização de N, Roraima.
(Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)
Contato:
jane@cpafrr.embrapa.br



Reprodução autorizada desde que citado os autores e a fonte


Dados para citação bibliográfica(ABNT):

OLIVEIRA, J.M.F. de Transferência participativa de tecnologias na agricultura familiar em Roraima: a experiência na comunidade Pirilândia. 2007. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2007_1/pirilandia/index.htm>. Acesso em:


Publicado no Infobibos em 08/02/2007

Veja Também...